quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

10 Dicas Para o Meu Bolo Dar Certo

Desde que eu era uma menina  e mal conseguia enxergar em cima do fogão, sempre vi a minha mãe fazer bolos. O interessante é que ela sempre tinha uma espécie de "ritual" para que tudo desse certinho... Anos mais tarde, entendi que nem toda boleira sabia aqueles truques  que faziam com que os bolos da D. Wilma fizessem sucesso. E é isso que pretendo com esta postagem, passar para vocês um  pouquinho dos segredos da melhor boleira que ja conheci e minha  maior inspiração. 

1. Ao pensar em fazer um bolo, separe e meça todos os ingredientes, certificando que todos estejam em temperatura ambiente no momento em que forem ser usados. Fazendo assim, você  evita de se  esquecer de algum ingrediente, colocar a quantidade errada pra mais ou pra menos ou mesmo ter uma surpresa desagradável de que não dispõe  de ovos extras, caso exista algum estragado.

2. Os ovos devem ser quebrados separadamente, e só depois colocados numa mesma tijelinha. Isso evita que um estragado  caia no meio dos outros e perca todos os ingredientes;

3. Os ingredientes secos como farinha de trigo, açúcar, fubá, achocolatados etc devem ser peneirados;

4. O forno deve ser pré-aquecido, com pelo menos 10 min. de antecedência ;

5. O fermento deve ser misturado com uma colher, delicadamente, no final da preparação da massa do bolo;

6. Cheque a validade do seu fermento e caso  a data esteja duvidosa, coloque uma colher de fermento de café em um copo com água morna; se o volume subir espumando, ele está ok.

7.Depois de colocar o bolo no forno, a porta do mesmo só deverá ser aberta, no mínimo, 30 min depois. Esse é o tempo que o fermento precisa para crescer completamente.

8. Evite balançar ou dar pancadas no fogão. Evite também correntes de vento no interior da cozinha. Fazendo assim o bolo não murchará.

9. Quando o bolo sair do forno, não o coloque sobre a pedra fria da pia. Coloque sobre as grades do fogão para que haja circulação de ar por baixo da forma e o bolo não murche.

10. Jamais tente desenformar o bolo quando ele ainda estiver quente. O ideal é que ele esteja morno, numa temperatura suportável para suas mãos. Essa dica também é  válida para desenformar pudins, sendo que estes devem ser guardados na forma dentro da geladeira por uma noite. No outro dia, aqueça levante a forma no fogão e depois vire a  no prato ou bandeja.



Nenhum comentário:

Postar um comentário